quarta-feira, 6 de junho de 2012

Trabalho de Filosofia - 1 T.A.

Questões
1. O que significa a máxima socrática "só sei que nada sei"? Ela se refere a Sócrates ou à própria filosofia? Como?(2,0)
2. Em que consiste o método socrático? Explique.(1,0)
3. Os inimigos de Sócrates acusavam-no de corromper a juventude. Segundo a tradição filosófica, seria outra a intenção do filósofo. Explique.(1,0)
4. "O filósofo é critico, embora não seja cético. Não desespera da verdade, mas recusa todas a certezas, considerando-as provisórias e sujeitas a serem relativizadas por novos argumentos." (Sérgio Paulo Rouanet. As razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1985. p.320) Explique a citação respondendo às questões a seguir: a) O que é ceticismo?(1,0) b) O que é dogmatismo?(1,0) c) É possível recusar tanto o ceticismo como o dogmatismo? Justifique sua respostas.(1,0)
5. Explique a teoria dos dois mundos de Platão.(1,0)
6.Como Platão supera as doutrinas dos pré-socráticos Heráclito e Parmênides?(1,0)
7.Aristóteles define a ciência como conhecimento verdadeiro, conhecimento pelas causas, por meio do qual é possível superar os enganos da opinião e compreender a natureza da mudança, do movimento." Tendo por base a teoria do conhecimento aristotélica, explique as quatro causas.(1,0)
Instruções: Trabalho com respostas manuscritas( as perguntas podem ser digitadas) Individual Entregar no próximo dia 18/06. Deve-se pesquisar na internet, em livros para responder as questões.