sexta-feira, 20 de julho de 2007

As possibilidades de Spinosa


Havia duas possibilidades...a primeira era ser desonesto para consigo mesmo e não 'escandalizar' a comunidade em que estava inserido, e na qual desde a mais tenra idade havia aprendido de seus costumes, tradições e concepções morais; a outra seria ser ele quem realmente era, expor no que de fato acreditava, exprimir o que sentia no fundo de sua alma, e viver em conformidade com suas idéias. Decidiu pela segunda, e o resultado foi a expulsão e o terrível desprezo, que repercutiu nas palavras do texto de excomunhão da comunidade judaica de Amsterdam em 27 de julho de 1.656:
"Pela decisão dos anjos e julgamento dos santos, excomungamos, expulsamos, execramos e maldizemos Baruch de Spinosa...Maldito seja de dia e de noite;(...)Ordenamos que ninguém mantenha com ele comunicação oral ou escrita, que ninguém lhe preste favor algum, que ninguém permaneça com ele sob o mesmo teto ou a menos de quatro jardas(...)."

Para refletir: E quanto a nós? Estamos dispostos a sofrer pelos nossos ideais? Lutamos por aquilo que acreditamos ou aceitamos passivamente aquilo que nos é imposto? Tememos ser quem somos para agradar as pessoas, ou buscamos nossa felicidade independente das reações contrárias? O que é realmente mais importante: sermos felizes por estarmos de acordo com nós mesmos, ou infelizes por estarmos de acordo com os outros?
A vida é uma só: portanto não sacrifique sua felicidade!

Nenhum comentário: