sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Os quatro níveis de aprendizagem


Há um tempo atrás pude ler um artigo muito interessante sobre ensino e aprendizagem, que remetia ao psicólogo Abraham Maslow que aponta quatro níveis de aprendizagem, acredito que vocês acharão interessante e poderão aplicar.

NIVEL 1 - O ponto inicial, o nível mais baixo, onde todos começam o aprendizado, é chamado de 'ignorância insconsciente', isto é, não temos conhecimento de nada, mas estamos inconscientes disso.

NIVEL 2 - O segundo nível chama-se 'ignorância consciente', aquele em que sabemos que não sabemos. E como se chega a ter essas consciência? Em alguns casos, chegamos a ela por informação de terceiros; em outros, nós mesmos a descobrimos.

NIVEL 3 - O terceiro nível é o do 'conhecimento consciente', aquele em que temos sempre em mente um conhecimento adquirido. Quando estamos aprendendo a dirigir, por exemplo, dirigimos sempre pensando nos movimentos que temos de fazer.

NIVEL 4 - O último nível é o do 'conhecimento inconsciente', no qual dominamos tão bem certo conhecimento que nem pensamos mais nele. Depois de algum tempo de volante, entramos no carro, ligamos o motor, soltamos o freio, engrenamos as marchas e praticamos todos os atos necessários para rodar um veículo sem pensar muito neles. Aliás a maior parte do tempo em que dirigimos, pensamos em outras coisas, e não na direção.

Nenhum comentário: